O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a vacinação para trabalhadores do Porto de Santos começa hoje (01/06). Foram liberadas 40 mil doses ao grupo que inclui também os aeroviários dos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Viracopos.
De acordo com levantamento do Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo), cerca de 11 mil profissionais do setor estão aptos para imunização no Porto de Santos.
A campanha inclui também os funcionários dos setores administrativos e para receber a primeira dose do imunizante será preciso apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário. Neste primeiro momento, o Estado acredita que conseguirá vacinar apenas 1.021 pessoas e, por isso, mais doses já foram solicitadas pela Coordenadoria Geral do programa Estadual de Vacinação.
A quantidade de vacinas considera o número de trabalhadores avulsos vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), profissionais que atuam em terminais e em órgãos federais ligados à operação portuária. Todos têm menos de 60 anos e não sofrem de comorbidades.