Os problemas de saúde mental dos marítimos estão aumentando

Uma pesquisa coordenada pela Fiocruz, em parceria com outras instituições na Espanha, revelou que sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, nesses dois países.

O artigo “Depressão e Ansiedade entre trabalhadores essenciais do Brasil e da Espanha durante a Pandemia de Covid-19”, foi realizado pela web e aceito na revista cientifica Journal of Medical Internet Research. Os dados foram coletados entre 20 de abril e 20 de maio do ano passado, através de questionários preenchidos por fissionais da área da saúde, transportes, alimentação e limpeza.

Para o setor marítimo, problemas relacionados à saúde mental de seus trabalhadores são extremamente preocupantes, isso porque afetam diretamente as operações seguras de um navio. As consequências são perigosas e podem resultar em pequenos incidentes ou até mesmo em grandes desastres.

Um recente estudo elaborado entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 revelou que as tripulações da Ásia e da Europa Oriental foram as que mais sofreram de esgotamento e depressão neste período.

Diante dessa problemática, a 7Shipping, empresa que presta serviços de troca de tripulação para agências marítimas e que já trocou mais de 4 mil tripulantes em meio à crise, foi a primeira brasileira do segmento a assinar a Declaração de Netuno, reafirmando seu compromisso com a causa.

O documento prevê uma série de medidas para encerrar a crise, entre elas: implementação de protocolos de saúde padrão-ouro, acessos preferenciais às vacinas da Covid-19, além de aumentar a colaboração entre operadores e fretadores para facilitar as mudanças na tripulação.

“Essa é uma problemática sem precedentes na história do mundo moderno, especialmente para a navegação. Após longo período no mar é inegável o impacto no bem-estar físico e mental desses profissionais, aumentando consideravelmente o risco de incidentes e desastres ambientais. Por isso, ficamos muito felizes e honrados em poder contribuir e lutar pelo bem dessas pessoas”, destaca Leonardo Brunelli, diretor da 7Shipping.