Faleceu de covid-19, no último domingo (18/07), um dos tripulantes do navio cargueiro que está em isolamento no Porto do Recife. O homem, de origem filipina, tinha 50 anos e estava internado desde o começo do mês em um hospital particular da capital pernambucana.
A bordo da embarcação oito pessoas foram diagnosticadas com a doença, sendo que duas delas precisaram de internação após serem identificadas com a variante delta. Até o momento, o Governo Estadual confirmou somente esses casos. O homem que morreu não havia testado positivo para a variante por não ter as condições necessárias para a realização do sequenciamento genético de identificação.
Uma das pessoas da equipe de saúde que prestou assistência aos pacientes dessa embarcação foi infectada com a covid-19 e está passando por exames para identificação da cepa.
Em isolamento desde 30 de junho, quando os marítimos embarcados começaram a apresentar os primeiros sintomas, o navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre, que veio da Europa com uma carga de malte e tinha como destino o Porto de Paranaguá, está ancorado no Porto do Recife por recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Com a confirmação da presença da variante indiana o Governo Estadual solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 420 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 e 840 mil testes de antígeno para “conter a transmissão da variante no território pernambucano”.
Fonte: Sindmar (G1 Pernambuco)