ship-5810249_1920

Tripulantes de navio estão há mais de 20 dias de quarentena no Porto de Santos após casos de Covid-19

Embarcação de bandeira panamenha contabiliza um óbito e cinco casos positivos da doença. Previsão é de que o cargueiro permaneça no cais santista até o dia 29 de setembro

 

Os tripulantes do navio Heraklitos, de bandeira panamenha, estão há mais de 20 dias de quarentena na área de fundeio, no Porto de Santos, após o registro de um óbito e cinco casos positivos de Covid-19 dentro do cargueiro. Nesta sexta-feira (24), os marítimos completam 23 dias com as atividades paralisadas por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

A embarcação carregada com 19 mil toneladas de trigo chegou ao Porto de Santos no dia 2. Quando já estava atracado, foi reportada a morte de um tripulante que estava a bordo e estou positivo para a Covid-19. A partir desta data, as autoridades sanitárias determinaram o isolamento e a paralisação das operações do navio.

Assim que a interdição do navio foi determinada, os trabalhadores portuários avulsos que iriam atuar na descarga da embarcação foram impedidos de embarcar. Os 21 tripulantes que estão a bordo foram testados e, inicialmente, quatro deles testaram positivo para o vírus e um outro caso foi identificado durante o período de quarentena. 

A previsão é de que a embarcação permaneça fundeada no cais santista até o dia 29, contudo, na última sexta-feira (17), data em que estava prevista a liberação do navio, dois tripulantes precisaram desembarcar para receber atendimento médico. Ainda não há confirmação de novos casos positivos, pois os resultados dos exames não foram divulgados.