porto SPA

Movimentação de contêineres no Porto de Santos cresceu 26,2% em agosto

Segundo a autoridade portuária Santos Port Authority (SPA), o crescimento no ano é de 20% comparado ao mesmo período de 2020

O Porto de Santos teve um desempenho positivo na movimentação de contêineres no mês de agosto. De acordo com a administradora Santos Port Authority, o complexo portuário movimentou 480 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), superando em 26,2% o resultado do mesmo período do ano passado. Segundo a SPA, esse dado reflete o crescimento constante do porto santista. 

O saldo obtido em agosto também contribui para a atuação anual, que já soma 33,2 milhões de TEU, contabilizando um crescimento de 20% sobre o mesmo período de 2020. Conforme divulgado pela autoridade portuária, a movimentação geral de cargas não ficou de fora dos resultados positivos. Somente neste ano, o Porto de Santos atingiu 101 milhões de toneladas movimentadas, o que aumentou em 3,1% o volume operado até agosto de 2020. 

Neste sentido, as descargas somaram 28,7 milhões de toneladas, com um crescimento de 12,5% sobre o acumulado de janeiro a agosto do ano passado. Já os embarques contabilizaram 72,3 milhões de toneladas, registrando uma queda de 0,2% sobre o saldo de 2020. 

As cargas de granéis líquidos foram as que alcançaram a melhor marca no mês. Com um resultado 0,3% superior ao mesmo período do ano passado, os contêineres deste segmento acumulam 12,1 milhões de toneladas em 2021, melhor marca para o período. Segundo a SPA, o percentual positivo foi garantido pela boa performance dos embarques de óleo diesel, seguido por óleo combustível e seus sucos cítricos. 

Ainda em agosto deste ano, os desembarques apresentaram crescimento de 25%. Já os embarques registraram redução de 23,2% e a queda deve-se principalmente à diminuição dos embarques de açúcar que teve redução de 35,3% e de milho 46,5%.

Além disso, em agosto, a participação acumulada de Santos na corrente comercial brasileira foi de 27,1%. Ao menos 27% das transações comerciais com o exterior que passaram pelo Porto de Santos tiveram a China como país parceiro. O estado de São Paulo, por sua vez, continua com a maior participação nas movimentações comerciais com o exterior pelo porto santista. 

Fonte: Santos Port Authority (SPA)