SPA picture

Ministério da Infraestrutura lança programa para aprimorar a gestão dos portos públicos

 Iniciativa ‘Futuro do Setor Portuário’ tem como foco a desburocratização de procedimentos, capacitação de gestores e o investimento em tecnologia

Com o objetivo de promover a eficiência logística dos portos públicos federais, o Ministério da Infraestrutura lançou o programa Futuro do Setor Portuário, uma iniciativa focada no desenvolvimento de ações para aprimorar a gestão, assegurar a qualidade do serviço prestado e modernizar os terminais portuários brasileiros. 

Lançado pelo secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, o programa é coordenado pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Neste primeiro momento, a expectativa é de que a iniciativa intensifique os investimentos em tecnologia e adote medidas de desburocratização dos procedimentos e da capacitação dos gestores.

Segundo o MInfra, entre as prioridades do programa estão o aperfeiçoamento dos processos normativos e marcos regulatórios federais, a melhoria da comunicação e o alinhamento do processo de governança frente aos desafios e à realidade da gestão administrativa dos portos públicos. O objetivo das ações é gerar um valor ainda maior para o setor. 

Ainda de acordo com a pasta, as atividades do  Futuro do Setor Portuário estão organizadas em quatro eixos. Nomeadas como eixo de Melhoria da Regulação, Modernização da Gestão, Capacitação e Inovação, cada um desses tópicos possui atribuições com a finalidade de cumprir as melhorias estipuladas pelo Governo Federal.

Para garantir o andamento do projeto, a SNPTA irá realizar reuniões periódicas de alinhamento entre as companhias docas e os portos delegados. Os encontros serão realizados para acompanhar as ações, ajustar rumos e potencializar resultados.