ANTAQ realiza estudo sobre principais ameaças aos portos brasileiros

Porto de Santos é um dos escolhidos no estudo sobre os efeitos das mudanças climáticas nos centros marítimos do país

 
O Porto de Santos, o maior da América Latina, foi um dos escolhidos para a segunda fase do estudo que classifica os riscos de vendavais à elevação do nível do mar. Além dele, os portos escolhidos são os de Aratu (BA) e Rio Grande (RS).
A pesquisa, feita pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), tem como objetivo entender os possíveis problemas que as mudanças climáticas podem afetar as áreas portuárias nacionais.
A seleção levou em consideração o ranking de risco climático desenvolvido na primeira fase do estudo, bem como o fato desses portos terem empreendimentos portuários priorizados pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), para os próximos anos. 
O Porto de Santos, além de constar da lista do PPI, possui a posição mais crítica no ranking de risco climático considerando os portos da Região Sudeste. Está sob maior risco para as ameaças de vendaval (2º lugar no ranking geral no cenário atual e 3º lugar para o ano de 2050) e aumento do nível do mar, 4º lugar no ranking geral no cenário previsto para o ano de 2050.
 
Fonte: Ministério da Infraestrutura